Iluminação Macro - Macro Lighting


MACROFOTOGRAFIA ONLINE
ILUMINAÇÃO MACRO
MACRO LIGHTING








Na Macrofotografia, quando mais ampliação e profundidade de campo desejadas, mais luz é necessária.
A seguir, três soluções para você conhecer:

1) Utilizando o flash embutido, ou “pop-up”:

O flash embutido ou “pop-up” das câmeras digitais não é muito adequado para Macrofotografia por não iluminar uniformemente e ficar distante do assunto a ser registrado, normalmente obstruído pelas lentes.

Mas eu construí um dispositivo simples que permite direcionar este flash até a frente das lentes. Veja abaixo.

O tubo é um PVC pintado externamente com tinta preta e por dentro uma tinha que imita cromado. Na ponta existe uma aba em ângulo que cortei de garrafa PET para refletir o flash, também pintada de cromado. Fiz também uma secção no tubo para que a luz incida sobre o assunto desejado.

No exemplo, o dispositivo foi colocado em uma câmera DSLR (Canon EOS REBEL T3i 600D), mas funciona da mesma forma para câmeras compactas, bastando adaptar a fixação e o tubo de acordo com o corpo e/ou posição do flash na sua câmera.

Em alguns casos o flash poderá ficar muito “chapado”. Para suavizar, basta colocar uma folha de papel higiênico ou guardanapo na secção do tubo.
In Macrophotography, more magnification and depth of field desired, more light is required.
There are three possible solutions:

1) Using the built-in flash, or "pop-up":

The built-in flash or "pop-up" of digital cameras is not very suitable for macrophotography because it does not uniformly illuminate and it is usually obstructed by the lens.

But I built a simple device that allows to drive this flash light to the front of the lens. See below.

The PVC pipe is externally painted with black paint and the inside is painted with chrome ink. At the edge there is a tab build by PET soda fitted in angle to reflect the flash into the subject. It’s also painted in chrome. I also made a section in the tube so that the light falls on the subject.

In the example, the device was placed in a DSLR camera (Canon EOS REBEL T3i 600D), but it works the same way for compact cameras, simply adjust the fitting and tube according to the body and / or position of the flash on your camera.

In some cases the flash can be very "hard". To smooth it, simply place a sheet of toilet paper or napkin around the pipe section and tab.







2) Iluminação artificial:

Outra opção que utilizei com minhas câmeras compactas foi uma Ring Light caseira. Nada mais é do que um círculo cortado onde fixei LEDs de alto brilho, alimentados por 2 pilhas alcalinas AA (ou 3 AA recarregáveis).

Esta Ring Light complementa um pouco quando a iluminação natural não está muito boa, mas não a substitui!. Portanto, se não quiser construir uma, não compre!, Compre um flash! Ou tente primeiro a solução do flash embutido/“pop-up” acima.

Quando temos grande ampliação e um f acima de 11, estes iluminadores não servem para nada. Eu cheguei a comprar até aquela ultra-super-hiper lanterna pequena de trocentos mil watts e não adiantou... :-<   Só flash resolve!.

No exemplo abaixo Ring Light está em minha Câmera Sony Cybershot DSC-W1:
2) Artificial lighting:

Another option that I used with my compact cameras was a homemade Ring Light. It is nothing more than a cut circle where I fixed high brightness LEDs, powered by 2 AA alkaline batteries (or 3 AA rechargeable).

This Ring Light adds a bit light when natural lighting is not very good, but it does not replace it!. So if you do not want to build one, do not buy!, Buy a flash! Or try the first solution of the built-in flash / "pop-up" above.

When we have large magnifications and f above 11, these illuminators are worthless. I have tried also those ultra-super-duper small lanterns with thousands of watts… worthless... :-<    only flash solves it!.

In the example below you can see the Ring Light on my Sony Cybershot DSC-W1 point-and-shoot camera:

3) Flash externo:

Agora sim, esta é a solução: flash externo!. Hoje já existem flashes externos mais acessíveis (R$ 250,00) que operam tanto em modo manual (conectado diretamente na câmera ou com cabo) quanto secundário, via infravermelho (dispara junto com o flash da câmera).

Veja abaixo o suporte que eu construí para agrupar todo o conjunto. No caso Câmera Canon EOS REBEL T3i 600D + Flash Yongnuo YN460 + Cabo Extensor + Difusor. 

Este suporte é chamado de bracket e você pode encontrar específicos para compra.

O flash está com um mini difusor do tipo softbox (R$ 20,00 no Mercado Livre) para distribuir a luz mais uniformemente.
3) External Flash:

Now yes, this is the solution: external flash!. Today there are more affordable external flashes (US$ 80.00) that operate both in manual mode (connected directly to the camera or cable) and secondary infrared (shooting together with the camera built-in flash).

Check below the setup I built. In this case there are a Canon EOS REBEL T3i 600D camera + YONGNUO YN460 Flash + Extension Cable + Mini softbox as a diffuser (US$ 10 bucks on Ebay).

This support is called bracket and you can find specific ones for purchasing.








Veja agora o conjunto de um dos mestres da macrofotografia mundial:

Thomas Shahan (http://thomasshahan.com/#photos)
Check out the setup of one of the masters of Macrophotography in the World:
Thomas Shahan (http://thomasshahan.com/#photos)
http://alafoto.com/?p=8577

http://www.flickr.com/photos/opoterser/2545298333/

0 comentários:

Postar um comentário